Almoço de domingo

12out09

958364_10000937Da cozinha vem um cheiro que remete à infância e à adolescência. São odores clássicos de uma família que aos domingos reunia os amigos em torno de uma ótima comida e uma excelente conversa. A alegria é contagiante, apesar da pressa em preparar algumas coisas para o almoço. Esses odores misturam alho, cebola, azeite e outros temperos juntados na feitura de uma costela no bafo. Na parte de cima do fogão são preparados o arroz, uma farofa de ovos e cozidos os legumes que levarão um “alho e óleo”. Do grill vem o cheiro de lingüiças assadas.

Os amigos vão chegando. Trazem vinhos, sobremesas e refrigerantes. A conversa vai fluindo ao som de boa música, enquanto as crianças brincam na sala. Os adultos se concentram na cozinha e no preparo do alimento para os menores. Afinal, existem dois que não completaram um ano de vida. A atenção maior é para eles. Tudo segue num ritmo normal. As conversas são sobre a vida, o futuro, o trabalho e claro, o que cada um dos mais novos já sabe fazer. Um deles já tem dois dentinhos; a menina se senta sozinha. E assim vamos estudando a evolução de dois pequenos seres surgidos praticamente na mesma época.

Um dos amigos desperta para novidades tecnológicas na sala. Tem interesse sobre um novo aparelho que capta sinais de TV. Recebe áudio e vídeo digitais. Uma maravilha da modernidade. E a vida segue em seu curso. Coisa boa poder falar de coisas banais vez ou outra, não havendo preocupações maiores com o futuro, com as próximas horas; com os segundos que seguem, normalmente de forma acelerada. Os problemas ficam esquecidos por um breve período e conseguimos sobreviver sem eles nos atormentando. Há uma alegria no ar. Nada de euforia. Apenas alegria por estar ali.

A vida segue seu curso normalmente. As horas passam e o relógio marca quando eles precisam se despedir. Afinal, há coisas para tratar. Saímos daquela pequena redoma, daquela pequena bolha de felicidade instantânea que criamos. O mundo vai voltando ao normal lentamente. Mas os odores da minha infância deixados no preparo do almoço não saem da minha cabeça. Aquilo prolonga a felicidade ao me levar de volta ao passado; de tantos amigos queridos os quais não encontro mais. Alguns reencontrarei apenas em outra dimensão. Deixaram uma saudade forte, mas a certeza que suas passagens por aqui foram definitivas para criar laços que não se rompem quando a vida se encerra. Estão presentes em mim.

Essas lembranças me trazem lágrimas aos olhos. Não pela ausência – apenas física, apenas; mas pela alegria de ter vivido momentos que são relembrados com facilidade: a conversa em torno de uma mesa, motivada por uma comida excelente; brincadeiras, risos; gargalhadas ensurdecedoras, alegria contagiante e motivadora. Que bom ter vivido aquilo; como é bom ter essas lembranças. Foi um longo período permeado por momentos de muita alegria. Tudo passa rapidamente, mas de forma intensa. Que bom compartilhar e reproduzir com quem nos faz bem. Melhor ainda ver que o excelente Carmernere chileno sorvido aos poucos, não foi o motivo de tanta felicidade, mas apenas a cereja do bolo.

Anúncios


One Response to “Almoço de domingo”

  1. 1 christine

    Ai que beleza!!
    Eu tive os almoços de domingo da minha infãncia, e que remete as brincadeiras de depois do almoço: bandeirinha, taco, pique, e até mesmo roda. Sim, brincava de roda com as primas e primos!!!
    Depois os almoços de domingo com a família do meu primeiro marido, as conversas sobre os preparativos do casamento, arrumaro prato dele como toda boa “amelia”, depois o da filha mais velha… Os almoços na casa da familia do segundo marido… pisando em ovos.
    Até os atuais, para a penas quatro: eu, minha mãe e minhas crianças.
    Ps: tocou na minha cabeça agora :”In my life”, beatles.
    ” there are places i remember…”


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: