Bem vindos

Vito Diniz

vito10.jpg O objetivo deste Blog é muito singelo. Trata-se de uma pequena brincadeira, no bom sentido, é claro, que pretende levar algo diferente para o ambiente da internet. Tenho convidado amigos que se animaram com a possibilidade de participar e creio que em breve teremos uma variedade de assuntos capaz de agradar a todos os públicos, tal qual um jornal, com suas editorias. Nossa, freqüência de atualização, porém, dependerá basicamente da disponibilidade para encontrar ou criar coisas interessantes.

Para as primeiras semanas dessa nova experiência, o resultado tem sido satisfatório. Com pouquíssima divulgação o Blog já registrou picos de aproximadamente 30 acessos diários, sendo que não são contados os acessos feitos pelos responsáveis. Para um período tão curto no ar, parece ser um bom sinal: ou que temos escrito algo agradável, ou no mínimo, que existem amigos generosos e interessados naquilo que é produzido. Os comentários, muitos não postados porque foram enviados por e-mail, têm sido positivos.

Essa é uma ferramenta muito nova para mim. Embora tenha razoável intimidade com alguns programas e com computadores, fazer um Blog é algo extremamente novo. Ainda estou me adaptando a todos os recursos do Word Press, hospedeiro dessa idéia e que até o momento tem me agradado muito. A possibilidade de estar em contato com um mundo novo e expondo idéias, eventualmente criando discussões e até mesmo polêmicas, é algo instigante.

Não pretendemos defender bandeiras político-partidárias por aqui. A personalidade do Blog é plural, assim como devem ser os veículos de comunicação. A responsabilidade dele, no entanto, está relacionada à busca de uma verdade, ou no mínimo, verossimilhança. Nossa intenção jamais será a de atingir pessoalmente quem quer que seja, porque o objetivo é relatar ou comentar acontecimentos.

Música, poesia, temas do cotidiano, responsabilidade social e variedades são algumas das “editorias” já criadas, mas poderão surgir novas. Mostrar iniciativas inovadoras, ações interessantes e falar especialmente das pessoas e para as pessoas são elementos presentes na proposta inicial. Gente e assuntos conhecidos ou não, poderão ser alvo de nossos posts. Como já foi dito, o Blog é plural e não pretende mostrar aquilo que todos sabem ou conhecem, ou que o senso comum já avaliou. Não se pretende ser revolucionário, muito menos inovador, mas apenas, diferente.

Enfim, quando pensei no Blog foi para tentar algo com conteúdo jornalístico, porque afinal de contas, o jornalismo é a minha profissão há mais de 20 anos, sendo que destes, mais de dez anos vividos dentro das redações, fora o período em que acompanhava meu pai, Mano Diniz. Houve um tempo em que era muito mais um observador do movimento nas redações do que um aprendiz sequer.

Muito antes de ser jornalista, por acompanhar meu Velho, acabei fazendo um pouco de tudo dentro de um jornal: operei Telex (alguém se lembra o que era isso?), fui auxiliar de laboratório fotográfico, aprendi a paginar no prelo, a tocar uma Linotipo, a fazer clichês. Depois organizei o arquivo de fotografias e clichês e só mais tarde, lá pelos 15 ou 16 anos, comecei na redação. Primeiro como revisor, depois, auxiliar de reportagem. Logo comecei a escrever uma coluna de serviços e depois, iniciei na reportagem. Muito tempo depois, já com o registro de jornalista, dei início à faculdade.

Há quase dez anos deixei as redações para uma experiência nova: assessoria de Imprensa. É o outro lado do “balcão”, como diriam alguns. Um campo tão disputado quanto as redações, mas reconhecidamente, com um pouco menos “tormentos”. Devo reconhecer, entretanto, que sinto falta da correria e do burburinho que vivi durante anos. É possível que esteja aí o interesse em escrever um Blog. Sendo assim, espero que gostem!

Jornalista.

Anúncios

12 Responses to “Bem vindos”

  1. 1 Fred

    Ótimo conteúdo e qualidade na informação.
    Grande abraço.

  2. Oi vitinho, tive o prazer de trabalhar com o “Mestre” do seu pai por cinco anos. Com ele aprendi o que jornalismo de verdade, até hoje quando tenho cisma em uma matéria de polícia, logo penso no meu querido Mano Diniz.
    Acho que você deve fazer um livro com a história da vida dele e também ver como ficou um livro que ele escreveu, me parece que já estava para revisão em uma editora no Rio de Janeiro, o nome era: “OS CANALHAS”.
    Um abraço.
    Alan Alonso
    Repórter Fotográfico (Diário de Petrópolis)
    24 88176739

    • Obrigado Alan. Relendo seu comentário é impossível não retornarem as lembranças de um cara que para minha felicidade não foi – ou é – referencial apenas para mim – como homem e profissional – mas também para outros que amam essa profissão. Sinto imensa saudade do meu Velho, mas ao mesmo tempo completa alegria ao saber que ele teve papel importante no jornalismo petropolitano e na vida de muita gente. Apareça sempre e quando quiser, mande-nos material. Seria ótimo abrir um espaço para a fotografia aqui no blog.

  3. 5 Marcos Octávio

    Parabéns pela iniciativa, e um grande beijo do seu irmão!

  4. 7 mulherpolvo

    operador de telex?
    Me lembra a infância remota, minha mãe sempre foi secretária de multinacional…rsrsr
    Adorei sua visita, vou te favoritar e saborear com calma. muita calma, todas as coisas daqui!
    BEIJOS, E BOM FINAL DE SEMANA!!!

    • Também colocarei seu blog entre os meus favoritos. Tenha certeza que retornarei para conhecer um pouco mais sobre esse universo mágico. Um ótimo final de semana.

  5. Seja bem vindo a comunidade
    O jornalismo nunca se dista de nossas vidas, ele corre, permeia por nossos poros, nos contamina.
    A primeira vez que realizei uma reportagem de campo foi nos idos do Diário de Petrópolis, para ser exato em 1973 com um louco Diniz. Seguimos em fusca para a Independencia. Um raro lugar em Petrópolis que não passava de 600 habitantes com uma vista maravilhosa. Denuncias de espancamento domiciliar, um ‘casinho doméstico’, mas lá estava presente Diniz. O fusca foi cercado por alguns sujeitos que procuravam com porretes expulsar a imprensa. Mano, sacou de seu 32 no que me assustou e atirou várias vezes para o ar. Nunca mais voltei a lhe acompanhar em uma reportagem e so voltei a pisar em uma redação em 1980, por outros caminhos.
    Mas feliz por seu filho tornar-se meu aluno anos depois.
    Felicidades menino.
    Visite petropolisnoseculoxx.zip.net
    Abraços,
    Ferreira.

    • Caríssimo Mestre e amigo de todas as horas, obrigado pela visita e desculpe pela demora na resposta, mas grandes problemas com o computador e a internet, associados ao excesso de trabalho e prazos exíguos, me levaram à ausência desse humilde espaço, por um tempo. Agradeço as palavras carinhosas e especialmente o “menino”. É assim que me sinto aos 40 anos. Não sabia desse caso que você relatou com o Velho Mano, mas cá entre nós, acho que aquele doido te pregou uma peça.
      De fato, ele era um louco, mas daqueles bons, que a gente gosta de ter sempre por perto. Fico feliz em saber dos seus “causos”, muitos dos quais entraram para a história ou o folclore do jornalismo petropolitano. Se o jornalismo perdeu um repórter, após essa aventura, nós alunos ganhamos um excelente professor e alguém em quem – eu e muitos, com certeza – pudemos contar como amigo, professor e exemplo de vida.

  6. 11 Marcos Miranda

    Caro Vito,
    Pesquisando imagens do Rio descobri seu blog e adorei a foto do Cristo com o Rio abaixo. Sou engenheiro e gostaria de saber se você disponibilizaria a utilização dessa imagem em um painel na recepção de uma empresa imobiliária que estou reformando.
    Desde já obrigado e parabens pelo blog muito bem escrito e com posições bem definidas. Marcos

  7. 12 Eduardo La Cava

    Vito,
    Parabéns pelo seu trabalho, há muito não nos vemos, desde nossa época de ICAW, fico muito feliz em poder parabenizá-lo peso seu enorme trabalho.
    Forte Abraço
    DuDu


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: